Luz, câmera, ação

Grupo de Pesquisa DALI – Digitalidades para Aprendizagem de Língua Inglesa, coordenado pela Profª Queila Lopes, e vinculado ao Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores de Língua Inglesa, o projeto elaborado e pensado pelo DALI tem sua primeiro encontro hoje a noite às 19h.

Digitalidades para Aprendizagem de Línguas é projeto de extensão cuja ambiência será exclusivamente on-line tendo como público os professores de línguas em formação e em pleno exercício do magistério, objetivando oportunizar o desenvolvimento das competências profissionais do professor da área de línguas relativas à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio de cursos modulares em formato on-line que auxiliem na implementação de práticas docentes concernentes com a realidade social e cultural presentes no cotidiano da escola pública. Os participantes terão oportunidade de desenvolver letramentos (STREET, 1984; BUZATO, 2007; GOODFELLOW, 2011; LEA & STREET, 2014) para o uso de ferramentas que possam ser utilizadas no exercício de sua docência. Em dimensões temáticas para o ensino e aprendizagem mediado por TICs: vídeo, jogos e tarefas. Desde a divulgação até a avaliação dos cursos, os organizadores optaram por ferramentas interativas, instigando os participantes desde o início a investigação e descoberta de ferramentas digitais. Os cursos serão ministrados por três mediadores por encontro de cada curso. Os encontros serão problematizadores e os participantes serão instigados a elaborar tarefas a serem executadas em seus espaços profissionais de atuação. O resultado esperado é a formação de 250 professores em formação ou em pleno exercício do magistério na rede pública ou privada. 

Serão ministrantes do curso professores da UFAC, IFRO, UNIR e IFAC que integram o grupo de pesquisa, tendo alunos do Curso de Letras – Inglês como tutores.

O Projeto tem 3 dimensões e será executado até dezembro de 2020.

Dimnesão I – Vídeos – Setembro 2020

Dimensão II – Jogos – Outubro 2020

Dimensão III – Tarefas – Novembro/Dezembro de 2020.

Primeira fileira, da esquerda para direita: Tamara Afonso (UNIR), Tatiana de Oliveira (tutora- UFAC), Isabely Lira (tutora – UFAC); Paulo Alencar (tutor – UFAC) e Jannice de Oliveira (UFAC).

Segunda fileira, da esquerda para a direita:Ana Clara Farhat (tutora – UFAC); Andressa Sena (Tutora – Ufac); Dianna Ketlem (IFRO), Rodrigo Nascimento (UFAC), Luiz Eduardo Guedes (IFAC) e Queila Lopes (UFAC)

Inscrições para as dimensões seguintes devem ocorrer em:

Dimensão II – Jogos – A partir do dia 18 de setembro

Dimensão III – Tarefas – A partir do dia 18 de outubro.