Autonomia, reciprocidade e aprendizagem de línguas

No final da tarde de ontem, 9 de novembro, durante uma reunião entre a coordenadora do Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online (LIIO) – autora deste post, e a professora Drª Eugênia M. da Silva Fernandes da University of California, Davis, foi definida a primeira parceria no escopo das ações do Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online.

Prof.ª Drª Eugenia durante a reunião ontem

Essa primeira ação é uma parceria de teletandem, uma tarefa na telecolaborativa que envolve pares de falantes de diferentes línguas que se encontram semanalmente para aprender a língua um do outro. Os participantes se encontrarão por 10 semanas consecutivas, sempre no mesmo horário, para ajudar um ao outro a desenvolver suas habilidades linguisticos-discursivas na língua que quer aprender.

Nessa ação temos a oferta de 50 vagas. Os encontros virtuais síncronos entre os parceiros acontecerão às segundas a partir do dia 11 de janeiro de 2021 em dois horários, sempre às segundas-feiras, das 15h às 16h e das 16h às 17h. A última sessão ocorrerá dia 5 de abril de 2021, totalizando 20h, com certificação de extensão.

Há 05 vagas para alunos da pós-graduação e 05 para professores de língua inglesa da rede estadual. Para os alunos do Curso de Letras/Inglês, que posteriormente poderão atuar como mediadores em outras turmas do LIIO, há 40 vagas.

OBSERVAÇÃO: Dentre as 40 vagas destinadas aos estudantes de graduação do Curso de Letras/Inglês, serão sorteadas 10 vagas para os estudantes de 1º período (matrícula 2020) que não possuem Coeficiente de Rendimento ou nota de Língua Inglesa. Os demais estudantes do curso terão sua ordem de classificação feita a partir das notas obtidas na última disciplina de Língua Inglesa constante no Histórico Escolar.

Cada grupo de 25 participantes realizará atividades no seguinte formato:

Atividades síncronas: 30min de interação em Língua Inglesa e 30min de interação em Língua Portuguesa.

Atividades síncronas: 30 a 40min (horário a ser combinado com os participantes) de interação em grupos de 10 participantes e o mediador do Teletandem.

Atividades assíncronas: cerca de 30min, de escrita do diário do Teletandem.

Ontem a coordenação entrou em contato com professores do Curso de Letras/Inglês para preparar os mediadores que auxiliarão os participantes.

OS CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO SERÃO:

i) Para estudantes do Curso de Letras/Inglês: estar regularmente matriculado do curso.

ii) Para estudantes de pós-graduação da Ufac: estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação da Ufac e apresentar comprovante de exame de proficiência/leitura/suficiência, com nota superior a 7,0 ou nível A2 em exames internacionais, expedido há, no máximo, 02 anos.

iii) Para professores de Língua Inglesa do Estado do Acre: estar em atividade de sala de aula na Educação Básica.

Os critérios de seleção serão:

i) Para estudantes do Curso de Letras/Inglês: nota obtida na última disciplina de Língua Inglesa cursada.

ii) Para estudantes de pós-graduação da Ufac: sorteio.

iii) Para professores de Língua Inglesa do Estado do Acre: sorteio.

Você está interessado e poderá participar?

Inscrições abertas até 15 de dezembro de 2020. https://forms.gle/oKCnn24JePedhpcW7