Curso de Formação de Mediadores – Encontro III

Segunda, dia 14 de dezembro, aconteceu o III encontro do Curso de Formação de Mediadores oferecido aos alunos e comunidade externa que almeje atuar como mediador no LIIO, laboratório de Intercâmbio Intercultural On-line.

Nesse encontro, Prof. Raquel Ishii, com a participação da Prof. Queila Lopes, discutiu com os participantes o conceito de interculturalidade e sua relevância na formação de professores em especial, professores de línguas.

As discussões e reflexões suscitadas no encontro procuram contribuir com a formação dos mediadores que são fundamentais para que o LIIO alcance seus objetivos.

Discutimos a Interculturalidade como “… um projeto que, por necessidade, convoca a todos os preocupados com as relações de poder – que mantêm e continuam a reproduzir o racismo, a racialização, a desumanização de alguns e a super sobrehumanização de outros […] Seu projeto é a transformação social e política, a transformação das estruturas de pensar, agir, sonhar, ser, estar, amar e viver “(WALSH, 2009, p. 15).

Na próxima semana realizaremos o último encontro, discutindo negociação com Prof. Rodrigo Queiroz do Campus UFAC Floresta.