LIIO: interculturalidade e aprendizagem de língua

Na tarde de segunda-feria, dia 14 de junho, os docentes do Curso de Letras Ingles que atuaram na oferta 2 de 2021 do nosso Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online (LIIO) reuniram-se com os mediadores para avaliar as ações realizadas no período de Abril a Junho deste ano.

Os mediadores apresentaram um levantamento realizado a partir dos dados coletados com instrumentos como os questionários inicial e final e as sessões de mediação.

Na oferta avaliada ontem tivemos 3 turmas de teletandem que somadas as 2 primeiras turmas que ofertamos em parceira com a UC Davis, totalizaram 89 pares de interagentes que encontraram-se semanalmente para aprender a língua um do outro.

No geral os interagentes reportaram em seus journals e durante a mediação que não apenas desenvolveram sua comunicação em língua inglesa, ampliando vocabulário, por exemplo, mas principalmente tiveram estereótipos e mitos descontruídos. Além disso, eles perceberam-se cada vez mais capazes de efetivar comunicação em inglês/português, o que consideramos indispensável, pois desenvolver autoconfiança é o primeiro passo a ser dado para que os aprendizes consigam aprender cada vez mais a língua que existe para o uso em diversas práticas sociais.

A coordenação do Curso agradece muito aos professores Rodrigo Nascimento de Queiroz (Campus Floresta), Raquel Alves Ishii (Campus Sede) e Eugenia Magnolia da Silva Fernandes ( a querida Lia da UC Davis) por toda dedicação e trabalho árduo junto aos mediadores Clécio Ferreira Nunes, Aline Magalhães, Lívia Mª dos Santos da Silva, Terezinha de Souza Araújo da Silva e Bárbara Herrero de Sena. Temos a consciência de que o trabalho é exaustivo e demanda muita dedicação e tempo e vocês foram sensacionais!

É a disponibilidade e o engajamento de cada um(a) que viabiliza que continuemos a ofertar espaço de intercâmbio virtual tão enriquecedor aos aprendizes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Sigamos aprendendo. Estamos só começando!

See you soon!