Vozes da Infância

O evento de extensão II Colóquio de Literatura: Vozes da Infância visa entrelaçar teoria e literatura a fim de pensar a potência e a pluralidade de obras literárias infantojuvenis brasileiras, inglesas, francesas, espanholas e portuguesas, assim como obras indígenas e em Libras, pensadas para a comunidade surda, possibilitando cotejar novas dimensões de pensamento e atuação de pesquisadores e professores de literatura, tanto na educação básica quanto na universidade.

Mais especificamente, a roda de palestras reunirá especialistas de diversas áreas dos estudos literários, a fim de refletir não apenas sobre a especificidades das vozes da infância trazidas para o debate, mas também sobre a convergência de falas que podem iluminar novos modos de compreensão da infância.

Além de abordar obras escritas para adultos que reflitam sobre a infância, serão trazidas à baila também obras literárias pensadas única e exclusivamente para crianças. Ademais, a fim de se pensar sobre a formação do leitor, haverá debates também sobre escritores canônicos que já escreviam enquanto ainda eram crianças, refutando a ideia de que crianças não podem desenvolver pensamento crítico.

Por fim, serão abordados também discussões sobre diferentes gêneros literários, tais como lendas, mitos, fábulas, crônicas, contos, romances e romances gráficos, adaptações de obras clássicas, pensados para o público infantojuvenil, criando assim um amplo espectro de debates que contribua para formação dos alunos de Letras da UFAC.

(Prof. Victor Santiago)