Docentes

A página de docentes é atualizada a cada semestre. O grupo de profissionais que atuam no Curso de Letras/Inglês é excelente, confira!

Docentes do 1º Semestre de 2020

Adão Rogério Xavier Silva

Professor das disciplinas de Educação e Sociedade e Profissão Docente

Professor Substituto da Universidade Federal do Acre (UFAC), vinculado ao Centro de Educação Letras e Artes (CELA), atuante na área de Fundamentos da Educação. Mestre em Educação (2019) e Licenciado em História (2014) pela Universidade Federal do Acre.

Beatriz Rafaelly dos Santos da Silva

Professora da disciplina de Fundamentos da Educação Especial

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Cursa Bacharelado em Direito pela União Educacional do Norte. Possui experiência na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Camila Bylaardt Volker

Professora da disciplina de Estudos Comparados de Literaturas Lusófonas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária. Esteve de licença maternidade em 2018.

Carlos Andre Alexandre de Melo

Professor das disciplinas de Compreensão e Produção oral em Língua Inglesa I e Redação em Língua Inglesa I

É graduado em Letras – Inglês, pela Universidade Federal do Acre (1997), e mestre em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua e literaturas anglo-americana, teatro, amazônia, literatura. Tem coordenado o Núcleo de Línguas – UFAC do Programa Idiomas sem Fronteiras (Mec/Sesu/Capes) desde 2015.

Ceildes da Silva Pereira

Professora da disciplina de Redação do Trabalho Científico

Possui graduação em Letra/Português (UFAC), especialização em Língua Portuguesa (UFRJ/ UFAC), mestrado em Letras: linguagem e identidade (UFAC) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista – UNESP . Tem experiência na área de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Língua Portuguesa, linguística (letramento). É professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre UFAC.

Gilberto Francisco Dalmolin   

Professor da disciplina de Organização Curricular e Gestão da Escola

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, educação intercultural, educação popular, educação de jovens e adultos, organização da educação básica e legislação do ensino e educação ambiental.

Grassinete Carioca de Albuquerque     

Professora da disciplina de Texto e Ensino: Oralidade e Escrita

Possui graduação em Letras Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre, UFAC (1999); e mestrado em Letras – Linguagens e Identidades, pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2009). As linhas de interesse estão relacionadas às questões de Linguística Aplicada ao ensino de Línguas; Abordagens aos estudos dos gêneros discursivos; Formação de Professores; Estudos dos Letramentos e Multiletramentos. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP (2020).

Jairo de Araujo Souza      

Professor das disciplinas de Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa I e Língua Inglesa V

Possui graduação em Letras – Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). É doutorando pelo programa de pós graduação em Letras:Linguagem e Identidade (PPGLI) pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem experiência na área de Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa e literaturas.

Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante                              

Professora das disciplinas de Estágio Supervisionado III e Investigação e Prática Pedagógica do Ensino da Língua Inglesa II

Professora Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Acre – Ufac (1998). Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre – Ufac (2013). É coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Letras/Inglês. Tem experiência nas áreas de Letras/Inglês e atua no campo de ensino de Língua Inglesa, da Investigação e Prática Pedagógica do Ensino da Língua Inglesa e do Estágio Supervisionado.

Jorge Fernandes da Silva           

Professor da disciplina de Investigação e Prática Pedagógica

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade pela UFAC e graduado em Pedagogia pela Ufac (2008), tem especialização em Gênero e Raça Pela UFOP em 2012 e Mestrado em Educação pela UFAC (2016). Foi professor por 6 anos na educação básica do Governo do Estado do Acre nas séries inciais do ensino fundamental. Em 2012 publicou o livro “Negros na Amazônia acreana”. É professor efetivo da UFAC na área de Investigação e Prática Pedagógica desde o ano de 2014. Publicou em 2017 o livro: “Da trajetória escolar ao sucesso profissional: narrativas de professoras e professores negros.”

Karlene Ferreira de Souza        

Professora da disciplina de LIBRAS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela União Educacional do Norte (UNINORTE – 2009), Especialização em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário (UNISEB-COC). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC – 2018). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Acre com atuação nas áreas de Libras e Educação Especial.

Maysa Cristina da Silva Dourado           

Professora das disciplinas de Literatura Inglesa I e Literatura Norte-Americana I

Possui Graduação em Letras Inglês e Literaturas Correspondente pela Universidade Federal do Acre (1990), Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado na área de Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, com estágio na University of New Hampshire, EUA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Literatura e História e Literatura Comparada.

Patricia Marouvo Fagundes     

Professora das disciplinas de Língua Inglesa I e Língua Inglesa III

Doutora em Letras na área de Literatura Comparada (2019) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Letras na área de Poética (2012) e graduação em Letras: Português/Inglês (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente coordena o projeto de pesquisa “Por uma filosofia woolfiana: repercussões de The Waves na contemporaneidade”. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Ensino de Língua Inglesa.

Queila Barbosa Lopes 

Professora das disciplinas de Língua Inglesa I, Ensino da Língua Inglesa e Web e Fonética e Fonologia da língua Inglesa II

Graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (1999), mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Unesp – Campus de São José do Rio Preto – SP (2019). Atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UFAC entre 2012 e 2013 e como Coordenadora Geral do Programa Inglês sem Fronteiras na UFAC entre 2013 e 2015. Interessada em pesquisas voltadas para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa utilizando as tecnologias de informação e comunicação e a repercussão destas na formação dos professores.

Raquel Alves Ishii         

Professora da disciplina de Investigação e Prática Pedagógica da Língua Inglesa IV

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Possui graduação (2007) em Língua Inglesa pela mesma instituição, onde atua como Vice-Coordenadora. Atualmente, coordena o Programa de Extensão de Ensino de Línguas da Universidade Federal do Acre – Centro de Idiomas. É autora da obra “William Chandless: arte e ofício em literatura de viagem pelas Amazônias” (2019). Atua nos seguintes temas: Produção de Material Didático, Formação de Professores de Língua, English for Specific Purposes, Literatura Pós-colonial, Literatura de viagem e Discursos Etnocêntricos sobre a Amazônia.

Rogério de Mendonça Correia      

Professor das disciplinas de Fonologia da Língua Inglesa e Língua Inglesa VII

Possui graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil – STBSB (1998) e é Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2003). Mestre em Letras, Linguagem e Identidade – UFAC (2011). Doutorando em Letras, Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2019).

Selmo Azevedo Apontes

Professor da disciplina de Língua Latina II e Línguas Indígenas do Brasil

Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre – UFAC – nas áreas de Latim, Filologia e Língua Portuguesa. Vice-Diretor do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Professor no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Coordenador Adjunto do Programa Saberes Indígenas na Escola, Núcleo UFAC/Rede UNIR. Tutor do Programa de Educação Tutorial -PET- Conexões de Saberes – Comunidades Indígenas.

Shelton Lima de Souza

Professor da disciplina de Estudos da Linguagem I

Doutorado em Linguística (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e e Identidade/PPGLI/UFAC, atuando no Laboratório de Interculturalidade (LaBinter). Membro do grupo de pesquisa GEADEL (Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas). Professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras/ProfLetras/UFAC. Coordenador do Polo Aplicador do Exame Celpe-Bras INEP/UFAC. Suas principais áreas de atuação são: teoria e análise linguística, ensino de português como L1/L2, análise do português em contraste com línguas indígenas e europeias para fins didáticos.

Simone de Souza Lima

Professora da disciplina de Literatura Acreana

Professora Titular da Universidade Federal do Acre. Doutora em Letras (Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela USP (2001). Pós-Doutorado em Letras (Literatura Comparada pela UFMG (2010). Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET/Letras/UFAC. Docente do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC (Campus Floresta Cruzeiro do Sul).