LIIO

O Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online é vinculado ao curso de Letras/Inglês da Ufac e se constitui como um espaço de formação dos licenciandos do curso, em conformidade com a reformulação de seu Projeto Político Pedagógico, em dezembro de 2018.

As ações do Laboratório centram-se em parcerias interinstitucionais de Teletandem entre falantes de língua portuguesa e outras línguas.

Além dos estudantes e egressos do curso de Letras/Inglês, o Laboratório está aberto à participação da comunidade interna e externa da Ufac.


O Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online, vinculado ao curso de Letras/Inglês da Ufac, realiza sua primeira ação: uma parceria de teletandem com a Universidade da Califórnia, campus de Davis.

O teletandem é uma tarefa de intercâmbio virtual que envolve pares de falantes de diferentes línguas e instituições que se encontram semanalmente para aprender a língua um do outro. O foco dessa primeira ação é a aprendizagem telecolaborativa de língua inglesa e língua portuguesa.

Serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 40 para estudantes de graduação do curso de Letras/Inglês da Ufac, cinco para estudantes de pós-graduação da Ufac e cinco para comunidade externa (professores de Inglês do Acre).

As inscrições vão até 15 de dezembro e podem ser feitas gratuitamente pela internet. O início dos encontros está previsto para 11 de janeiro de 2021 e seu término será em 5 de abril de 2021. Todos os participantes dessa primeira ação receberão certificado de extensão universitária.

A coordenação da ação é feita também em parceria, sendo a professora Eugênia M. da Silva a coordenadora do teletandem pela Universidade da Califórnia e a professora Queila Barbosa Lopes a coordenadora do teletandem na Ufac. Fonte: Ascom/Ufac


Curso de Formação de Mediadores de Teletandem

O Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online (LIIO), vinculado ao Curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Acre, ofertará um curso para formação de mediadores de  Teletandem   que atuarão em parcerias de telecolaboração no ano de 2021.

Os mediadores são membros da equipe do laboratório responsáveis por estabelecer um ambiente de reflexão e discussão a partir das interações realizadas entre os participantes do Teletandem.

O teletandem é uma tarefa telecolaborativa que envolve pares de falantes de diferentes línguas que se encontram semanalmente para aprender a língua um do outro.

Para o mês de janeiro de 2021, está prevista a realização de uma parceria entre a Ufac e a Universidade da Califórnia, com o foco em aprendizagem de ensino de língua inglesa e portuguesa.

O curso de formação é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/MjT6NE9wjjsfJxKFA e vão até o dia 28 de novembro de 2020.

Neste curso, serão realizados 4 encontros com duração de 2h cada, das 9h às 11h (Horário de Rio Branco – AC), conforme cronograma abaixo:

30/11/20      O que é o TTD? Histórico, modalidades e parcerias, tarefas e mediação, com a Prof. Dra. Queila Barbosa Lopes (Ufac) e Profa. Ma. Laura  Rampazzo (IFSP)

07/12/20      Geopolítica da língua inglesa, com o Prof. Me. Jairo de Araújo Souza (Ufac) 

14/12/20      Interculturalidade e ensino de línguas, com a Profa. Ma. Raquel Alves Ishii (Ufac) 

21/12/20      Negociação e reciprocidade, com o Prof. Dr. Rodrigo Nascimento (Ufac)       

A certificação do curso se dará na forma de extensão universitária, com carga horária de 8h. Os participantes que concluírem o curso estarão aptos a integrar a equipe do Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online (LIIO) e atuar em futuras parcerias com outras instituições estrangeiras.